quinta-feira, 12 de abril de 2012

Curiosidades...


Aos interessados em um pouco de História do Cinema Mundial, um dos textos disponíveis na Internet é:






                Para pensar nosso filme do dia 17.03, sugiro um paralelo com um filme em voga nos cinemas, Um método perigoso, de David Cronemberg. O filme aborda as relações entre dois grandes pesquisadores, Freud e Jung, e uma paciente e colega, Sabina Spielrein.  O filme é uma adaptação da peça The talking cure, de Christopher Hampton, elaborada a partir do romance de John Kerr A most dangerous metod. A literatura e a sétima arte estão em constante conversação.

                A releitura distancia-se de Uma janela para a alma. O roteiro investe em uma narração que opta pela frieza, muitas vezes marcada por cenas em que os personagens são tomados em juntos mas em planos distintos. A proximidade esvazia-se em função das distinções de plano. A atuação de Micahel Fassbender e Viggo Mortensen é espetacular. Já a atuação da atriz que encarna Sabina pode ser vista sob dois prismas: o exagero que abre as portas para a compreensão dos traumas posteriormente analisados ou uma representação ainda em estudo e mal acabada.

                O roteiro é, sem dúvida, brilhante. Cada cena descortina nova percepção do método. Em xeque, o ser humano e sua complexidade em uma época ainda amarrada por preconceitos e ditames de ordem científica e religiosa. Vale a pena conferir!


 
Um Método Perigoso - 2011

Título original: A dangerous method

Lançamento: 2011

País: EUA

Diretor: David Cronenberg

Atores: Michael Fassbender, Keira Knightley, Viggo Mortensen e Vincent Cassel

Duração: 99 min 
Gênero: Drama

Michael Fassbender e Viggo Mortensen interpretam Jung e Freud, respectivamente.


                Na segunda-feira (você terá tempo para ver o filme), por aqui mesmo, leia os comentários sobre Um método perigoso e Germinal. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário