terça-feira, 29 de maio de 2012

Próxima Sessão : Preciosa

Dias 05 de junho (terça) - no IFSul campus Camaquã, às 19:00
e 06 de junho (Quarta) - no Cine Teatro Coliseu às 08:30

Ingresso : 1 kg de alimento não perecivel
PRECIOSA

Por Vera Haas

O próximo filme de nossas sessões de Cinema e Literatura faz uma homenagem aos cineastas e escritores que buscam formas de arte por meio das quais possam denunciar problemas que requerem a atenção de toda uma sociedade. Afinal, estupro, violência doméstica, fratricídio, e assim por diante, são evidências de que a comunidade vai bem? Que fatores desencadeiam esse tipo de ação?
Preciosa, - uma história de esperança (2009), de Lee Daniels, aborda os temas sobre os quais nossa sociedade precisa refletir. Baseado no livro Push (1996), de Sapphire, a narrativa surpreende o espectador que, a princípio, não compreende a jovem apática, indiferente, desmotivada. Outra surpresa é o uso da câmera na mão, pois tudo se movimenta, cenas, verdades, vidas... Gradualmente, os dramas vividos pela protagonista se descortinam e ela conquista nosso respeito. Essa narração que mostra a verdade aos poucos obriga o espectador a olhar para si mesmo, a questionar seus próprios valores.
A abordagem escolhida por Daniels revelou uma grande atriz, Garbourey Sidibe. A simplicidade e o despojamento das sequências ampliam a violência focalizada pela câmera. A adequação à forma de contar o drama vivido pelos personagens parece ter sido incorporada pela atriz Sidibe, levando-a a receber, na cerimônia do Oscar, a estatueta de melhor atriz coadjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário