terça-feira, 16 de setembro de 2014

Capitães das ruas, por que não?

"Capitães da areia", dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado, será o filme da próxima sessão comentada de Cinema e Literatura. Em análise contrastiva, serão cotejados romance, canção e filme, de modo a pensar as escolhas de linguagem e o alcance das mesmas na representação da realidade social de um grupo excluído da sociedade. 
A fotografia é um dos pontos altos da obra. Outro aspecto interessante são as licenças da diretora na condução do drama de alguns personagens, ora aproximando-se e ora distanciando-se do livro. Essa atitude possibilita a leitura de uma realidade do século 30 que inclui a problematização de estruturas sociais que se mantém ainda hoje, em pleno século XXI. Assim, os meninos de rua ainda visíveis em nossas cidades e ruas transitam entre dois séculos. O romance de Jorge Amado requer do leitor uma compreensão histórica que envolve, por exemplo, a marginalidade de religiões africanas e o papel dos sindicatos na vida do trabalhador. O filme de Cecília recoloca as relações entre os personagens, algumas iluminadas por um olhar generoso e já formado sob a égide de outro século. Na canção, pingentes ou carreteiros, eles dominam as ruas e o tempo.



Compareça! O ingresso é um quilo de alimento não perecível, destinado aos asilos de idosos de Sapucaia do Sul. Venha assistir ao filme, falar sobre o livro e debater conosco!!!

Horário: 19:15
Local: auditório do campus Sapucaia do IFSul, situado a rua Copacabana, nº 100, Bairro Piratini.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário