sexta-feira, 28 de junho de 2013

EXIBIÇÃO DO PRIMEIRO FILME EM NOITE DE CINECLUBISMO

Por Vera Haas

O Diretor do IECINE (Instituto Estadual de Cinema), Luiz Alberto Cassol, apresentou uma instigante palestra sobre cineclubismo na noite de 26 de junho, última quarta-feira. Na ocasião, foi apresentada a diretoria democraticamente eleita entre os estudantes do campus Camaquã. O processo foi o resultado das  atividades implementadas pelo Projeto Cinema e Literatura e da leitura de textos sobre cineclubismo e da confecção dos estatutos do cineclube da escola pelos alunos Djoilize da Silva, José Camargo, Natália Osvaldt e Victória Viatroski. Participam da gestão do primeiro cineclube alunos de diversos cursos técnicos.

O bate-papo que Cassol travou com os estudantes e professores teve como fulcro uma leitura crítica da realidade que envolve a produção, realização e veiculação de um filme. Disposto a fornecer uma visão de conjunto aos presentes, o diretor do IECINE abordou questões como filmes com maior ou menor procura pelo público que frequenta os cinemas, a proposta alternativa e democrática do cineclubismo, os trabalhos cooperativos e possíveis entre cineclube e escola ou videolocadoras, entre outros.

Ao final do evento, um dos grupos de estudantes que realizou seu primeiro curta na escola apresentou o filme "Jovem Casal". Mais de 20 horas de trabalho resultaram em oito minutos de filme. O argumento foi retirado de um miniconto escrito por Djoilize da Silva durante as aulas de literatura. Um grupo de estudantes escreveu o roteiro, decupado pelo diretor, Douglas de Ávila. O trabalho exigiu trocas de ideia. Os atores ensaiaram nos mais diversos horários: como a escola tem três turnos, ficava difícil encontrar um momento em que todos pudessem atuar juntos. Antes da filmagem, aulas de fotografia e de luz com o professor Marcelo Kwecko.  A filmagem aconteceu em locação previamente escolhida pela produção. E, por fim, a montagem deixou os envolvidos satisfeitos mas exaustos.

O filme ganhou a simpatia do público presente e elogios do visitante. Perguntas despertaram os realizadores para aspectos críticos que subjazem à escolha de cenários e de tema. A chefe de Ensino, Cátia Barcellos, elogiou publicamente as atividades do Projeto Cinema e Literatura e a iniciativa dos alunos em formarem a direção do Cineclube. O professor Edson de Oliveira, coordenador da Pesquisa e da Extensão, demonstrou satisfação com o evento e com o trabalho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário