sexta-feira, 17 de agosto de 2012


FESTIVAL DE CINEMA: ARTE E JUVENTUDE!
 Vera Haas

                Seis debates, sete filmes e uma bela cidade constituem o motor para o entusiasmo que contagiou o grupo de estudantes que participou do 40º Festival de Cinema de Gramado. O esforço da direção do campus, dos professores e dos técnico-administrativos possibilitou a realização da viagem.
               
                A cidade fervilhava, os canteiros exibiam alegres florzinhas e os carros paravam mal o pedestre fazia menção de colocar o pé na faixa de segurança. Pessoas caminhavam afobadas e risonhas, outras carregavam o semblante e gesticulavam, alguns sentavam em bancos e até em escadas, com uma expressão que misturava cansaço e satisfação. Essas foram as cenas que os alunos e a professora encontraram ao chegarem a Gramado, para o 40º Festival de Cinema, no dia 14 de agosto.
                A participação dos estudantes Victória Viatrostki, Litiane Peres, Danrlei Pacheco, Fábio Bizarro e José Camargo e da professora Vera Haas no 40º Festival de Cinema de Gramado trouxe incentivo às ações extensivas previstas para este segundo semestre de 2012. Entre filmes e debates, o saldo em termos de conhecimento foi alto.
                Os viajantes, oriundos do IFSul campus Camaquã, participaram de dois dias do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais respeitados em todo o país e, também, na América Latina. Logo que chegaram à cidade, integram-se às atividades do evento. Assistiram ao longa  Enquanto a noite não chega e ao curta premiado Hoje tem felicidade, obras elaboradas a partir da adaptação de textos literários.  Na sequência, ouviram depoimentos do diretor, Beto Souza, e da diretora e roteirista Lisiane Cohen. O mediador, Taylor Diniz, conduziu o debate a fim de contemplar a interface cinema e literatura.
                À noite, no Palácio dos Festivais, os filmes surpreenderam. Os títulos foram: O imorrível, O menino do cinco, Leontina e Insônia. Na ocasião, o grupo presenciou a entrega do Kikito de Cristal, outorgado a cineastas considerados destaques na América Latina. Neste ano, o diretor homenageado foi José Juan Campanella.
                 Manhã de outro dia (15): os estudantes puderam conversar com os diretores do curta metragem O menino do cinco, Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, filme que o pessoal do campus escolhera o melhor da noite de terça (14). Reciprocamente encantados, o grupo de Camaquã e os dois baianos conversaram por cerca de uma hora e meia, em pé, no saguão do segundo andar do Recreio Gramadense, local em que ocorreram os debates sobre os filmes exibidos na noite anterior. Enquadramento, planos, número de planos em um filme, argumento, o difícil exercício da construção de roteiros, sessões de cinema comentadas, a diversidade de públicos, tudo isso e algo mais fez parte desse bate-papo animado. Apenas o horário, 13h40min, indicou que era necessário encerrar o assunto. Afinal, outra sessão aguardava a turma, e, aos nossos amigos diretores, uma maratona a mais de entrevistas. A troca de endereços eletrônicos selou a promessa de um futuro reencontro. Promessas afetuosas e a certeza de ter encontrado os modos para uma troca de conhecimentos embalaram o restante da tarde.
                Quase fim de jornada, a hora de deixar o Festival se aproximava. Na Mostra especial de Cinema Gaúcho, o filme Referendo foi visto por olhos cansados, e corações e mentes aquecidos.  As três horas de retorno possibilitaram que os sonhos ganhassem voz: criação de roteiros, formação de clubes de cinema, filmagem de contos... ESSA viagem foi rápida, muito rápida mesmo. O encanto, bem, esse, continua a incomodar sempre, a pedir “luz, mais luz” (Goethe) !

Confira, abaixo, algumas fotos da viagem a Gramado.


 Planos de O Predileto e Os Muckers, com Jofre Soares e Marlise Saueressig, filmes que compuseram a longa trajetória do Festival.
 Retrato em  frente a cena retirada do filme de Walter Hugo Khouri, O anjo da noite.
 A beleza do lugar e a máquina fotográfica.
Noite em Gramado: uma turma que merece um kikito! 
 Os estudantes do Campus Camaquã e a atriz Juliana Didone em frente ao Palácio dos Festivais.
 A alegria de estar no Festival!
A arte de ler imagens...


PRÓXIMA SEMANA: DIVULGAÇÃO DO FILME PARA A SESSÃO DE CINEMA E LITERATURA DIAS 28 E 29 DE SETEMBRO. NÃO PERCAM!!! 



                

Nenhum comentário:

Postar um comentário